Comunique de forma eficaz

Envie informações aos hóspedes nos momentos certos.
Por Airbnb em 22 de fev. de 2024
Leitura de 3 minutos
Atualizado em 22 de fev. de 2024

Comunicar de forma clara e rápida com os hóspedes pode ajudar a proporcionar uma ótima estadia e incentivar avaliações positivas. Use estas dicas para orientar a sua abordagem.

Começar pelo básico

A forma como comunica com os hóspedes ajuda a definir a experiência da estadia. Faça o seu melhor para:

  • Estar disponível. Ative as notificações para receber e responder às mensagens dos hóspedes rapidamente. Annette, uma anfitriã em São Francisco, diz que, mesmo nos casos de problemas menores, pede aos hóspedes que "nos contactem imediatamente para resolver a situação".

  • Ser transparente. Descreva com exatidão o que os hóspedes devem esperar. "É imprescindível que as informações que fornece aos hóspedes sejam coerentes com a experiência real que têm à chegada.", diz Daniel, um anfitrião em São Francisco.

  • Estar disponível. Pergunte aos hóspedes como pode ajudá-los a sentirem-se confortáveis e bem-vindos. "Haverá coisas que nós, anfitriões, não antecipamos", diz Sadie, Superhost em Santa Fé, Novo México.

  • Ser atencioso/a. A forma como responde a um problema pode deixar uma impressão duradoura. "Se lidar corretamente com uma situação difícil numa reserva (por exemplo, demonstrar empatia e trabalhar rapidamente para resolver o problema), isso pode gerar mais reservas", diz Felicity, membro do Conselho de Anfitriões da Airbnb em Nova Gales do Sul, Austrália.

Enviar mensagens em momentos importantes

Antecipe o que os hóspedes precisam de saber para proporcionar uma experiência tranquila e minimizar as dúvidas, especialmente nestes momentos:

  • Consultas ou pedidos de reserva. Responda no prazo de 24 horas após o contacto dos hóspedes. 

  • Confirmação de reserva. Envie uma mensagem de agradecimento pela reserva para interagir e dizer aos hóspedes que está disponível para responder a quaisquer dúvidas.

  • Chegada. Um ou dois dias antes da chegada, diga aos hóspedes onde podem encontrar as instruções de check-in na aplicação e partilhe quaisquer observações importantes sobre a entrada no espaço. Pergunte como estão a correr as coisas um dia antes do check-in.

  • Partida. Envie uma mensagem logo após o check-out a agradecer aos hóspedes e a pedir-lhes para deixarem uma avaliação. Deixe a sua avaliação aos hóspedes o mais rapidamente possível.

Automatizar as mensagens

Ter uma boa taxa de resposta ajuda o seu anúncio a aparecer melhor posicionado nas pesquisas dos hóspedes na Airbnb. Use estas funcionalidades para antecipar e responder a perguntas comuns:

  • Respostas rápidas. Na caixa de entrada, escolha entre uma lista de modelos ou escreva e grave as suas próprias mensagens. Irá ver orientações sobre como as personalizar com códigos abreviados que preenchem os dados dos hóspedes, das reservas e dos anúncios.
  • Mensagens agendadas. Os hóspedes recebem automaticamente estas mensagens em determinados momentos com informações úteis para a estadia. Também pode personalizá-las com códigos abreviados.

As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.

Airbnb
22 de fev. de 2024
Esta informação foi útil?