Limpe como os profissionais com estas dicas de especialistas

Ponha o seu espaço impecável com as ferramentas e a rotina certas.
Por Airbnb em 26 de fev. de 2024
Leitura de 4 minutos
Atualizado em 26 de fev. de 2024

Fazer uma limpeza profunda entre hóspedes é essencial para uma hospedagem de cinco estrelas. Um dos motivos mais comuns pelos quais os hóspedes atribuem menos de cinco estrelas às estadias é a limpeza.

Não deixe que o pó, as manchas ou os odores prejudiquem a sua excelente hospitalidade. Experimente estas dicas da profissional de limpeza Diana Cruz. Ela e o marido limpam uma dúzia de propriedades para anfitriões com propriedades anunciadas na Airbnb no sudoeste da Florida.

Use as ferramentas e os materiais certos

Trate das tarefas de limpeza com maior facilidade ao preparar-se antecipadamente. Diana depende de artigos versáteis como:

  • Esfregão multiusos com microfibra e cabeças de escova para esfregar pisos e limpar os cantos mais difíceis de alcançar
  • Balde de dupla face para esfregões para separar a água com sabão da água de enxaguamento
  • Aspirador com acessórios para tapetes e fendas, como vãos de portas deslizantes
  • Mangueira de chuveiro deslizante para lavar os lavatórios, as banheiras ou chuveiros que não as possuam
  • Espátula para vidro multiusos para fogões e portas de chuveiro ou bancas
  • Soluções de limpeza não tóxicas para remover manchas, espuma de sabão e gordura de cozinha
  • Esponjas de dupla face para remover manchas de água difíceis de tirar em acessórios de aço inoxidável
  • Bolas de secagem para remover fios e cabelos que colam à roupa
  • Rolos adesivos (tira pelos) reutilizáveis para remover cabelos e pelos de animais de estimação de móveis com superfícies em tecido

Manter tudo organizador permite tirar o máximo partido do tempo disponível. Guarde todos os materiais de limpeza num único local, como um carrinho portátil ou um armário trancado, e reabasteça-se regularmente.

Aprofunde a sua rotina de limpeza

"Se quiser obter cinco estrelas dos hóspedes, é importante ir mais além", diz Diana, que recomenda ter uma rotina e uma lista de coisas a fazer, para não se esquecer de nada.

Começa sempre por desfazer as camas e mudar os lençóis. "É melhor ter conjuntos de lençóis e toalhas limpas a mais para as rotatividades no mesmo dia", diz ela. "As toalhas grandes e fofas demoram uma eternidade para secar e isso acaba por nos atrasar."

Tem sempre muito cuidado ao remover sujidade, manchas e cabelos em locais frequentemente negligenciados, como:

  • Debaixo das camas. Espreite por baixo de todas as camas e limpe o pó ou os itens esquecidos.
  • Dentro das gavetas. Abra todas as gavetas e retire os resíduos que se encontrem no interior.
  • Portas dos armários. Limpe as frentes e as laterais.
  • Eletrodomésticos. Limpe todos os vestígios de migalhas, borras ou respingos da torradeira, máquina de café, micro-ondas e frigorífico.
  • Artigos de decoração interior. Limpe o pó de todas as superfícies, incluindo prateleiras, persianas e plantas da casa.
  • Áreas exteriores. Varra as entradas e os pátios para eliminar a sujidade, as folhas e as teias de aranha.

Quando terminar, verifique tudo. Isto inclui inspecionar a roupa e a louça à medida que as tira da máquina de secar ou da máquina de lavar louça.

Agende uma limpeza profunda a cada dois ou três meses para lidar com trabalhos para os quais não tem tempo entre rotatividades consecutivas.

Opte pelo ar fresco e aromas neutros

Na opinião de Diana, "todas as pessoas têm um olfato diferente. Os aromas fortes, de qualquer tipo, podem ser desagradáveis para os hóspedes. Tentar mascarar os odores com lixívia, purificadores de ar ou outras soluções geralmente não funciona."

Ela sugere: 

  • Abrir as janelas enquanto trabalha sempre que as condições meteorológicas o permitirem.
  • Deixar um purificador de ar a funcionar durante duas ou três horas para neutralizar os odores mais fortes.
  • Pulverizar um desinfetante suave e multiusos que se dilui com água nos tecidos de sofás, cortinas e tapetes.

"Tento utilizar sobretudo produtos de limpeza à base de plantas, nada demasiado agressivo", diz Diana. "São mais caros, mas são um bom investimento. Já recebi muitos elogios relativamente ao cheiro fresco dos espaços."

Termine com pormenores de cinco estrelas

Os toques adicionais podem causar um grande impacto nos hóspedes. Diana recomenda fazer três coisas para causar uma ótima primeira impressão.

  • Recarregue os produtos de cortesia. Isto inclui detergente, gel de banho, champô e condicionador. Se fornecer algo descartável, como uma esponja da louça, deixe uma nova na embalagem.
  • Arrume os acessórios da casa. Organize cuidadosamente os telecomandos, as almofadas e os itens armazenados em gavetas e armários, como o secador de cabelo ou as panelas e as frigideiras.
  • Adicione um pouco de estilo com dobras decorativas. Dobre as extremidades do papel higiénico e das toalhas de papel de modo a ficarem em bico, como nos hotéis de luxo.

"Até fiz dobras aos sacos de lixo", diz Diana. "Os hóspedes reparam nos pequenos detalhes – é a prova de que há mesmo alguém a fazer tudo."

Considere adicionar coanfitriões ou profissionais de limpeza para atingir os seus objetivos relativos à limpeza. Esse apoio adicional pode tornar as rotatividades mais eficientes e ajudar a proporcionar experiências de cinco estrelas aos hóspedes.

Diana Cruz e o marido não aparecem na fotografia.

As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.

Airbnb
26 de fev. de 2024
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