Utilizar respostas rápidas para poupar tempo
Muitas vezes, os anfitriões de casas e de Experiências respondem várias vezes às mesmas perguntas, tais como "Pode enviar-me as direções para chegar ao seu espaço?", "Qual é a palavra-passe da rede Wi-Fi?" ou "Tem disponibilidade em junho?".
As respostas rápidas no separador Mensagens permitem-lhe enviar as respostas mais habituais de forma eficiente.
Como funcionam as respostas rápidas
São modelos de mensagens curtas que contêm respostas predefinidas para as perguntas mais frequentes. Os espaços reservados personalizam automaticamente as mensagens com as informações do alojamento e das reservas dos hóspedes.
Pode enviar uma resposta rápida sempre que quiser falar com os hóspedes. Crie o seu modelo ou utilize os modelos preparados pela Airbnb para não ter de o fazer do zero.
O separador Mensagens utiliza inteligência artificial para analisar as perguntas dos hóspedes e sugerir automaticamente uma resposta rápida. Estas sugestões são apresentadas nas conversas e estão visíveis apenas para si. Pode sempre editar a resposta rápida antes de a enviar ou escrever outra mensagem.
Para agendar uma mensagem para mais tarde, selecione o ícone junto a Escrever uma mensagem. Escolha um modelo e quando o enviar. Quando as mensagens agendadas estiverem prestes a ser enviadas, são apresentados lembretes nas conversas com os hóspedes. Pode editar ou até mesmo cancelar o envio das mensagens se estas repetirem informações já partilhadas.
Dicas sobre como usar as respostas rápidas
As respostas rápidas funcionam melhor quando são curtas e se centram num único tema.
Tente utilizar as respostas rápidas para esclarecer rapidamente as dúvidas mais frequentes. Por exemplo, pode usá-las para abordar temas como estes:
- Disponibilidade: informe os hóspedes de que podem reservar as datas marcadas como disponíveis no calendário.
- Direções e transporte: confirme o endereço do alojamento ou um ponto de encontro e partilhe instruções sobre como chegar lá.
- Wi-Fi: indique o nome e a palavra-passe da rede Wi-Fi do alojamento ou de outro local.
- Check-in antecipado: aceite os pedidos dos hóspedes para chegarem antes da hora habitual de check-in.
- Check-out tardio: aceite os pedidos dos hóspede para saírem após a hora habitual de check-out.
- Distribuição e tipos de camas: confirme o número de quartos, camas e casas de banho do seu espaço.
Se hospedar uma casa, tente agendar o envio de respostas rápidas para estes momentos importantes:
- Confirmação de reserva: envie mensagens de boas-vindas quando as reservas dos hóspedes forem confirmadas.
- Antes do check-in: contacte novamente os hóspedes 24 a 48 horas antes do check-in, quando todas as informações da viagem estiverem disponíveis.
- Após a primeira noite: pergunte aos hóspedes se há algo que possa fazer para tornar a estadia mais confortável.
- Antes do check-out: indique a hora e as instruções de check-out na noite anterior à saída dos hóspedes.
- Após a partida: agradeça aos hóspedes o tempo passado no seu espaço e peça-lhes que partilhem opiniões sobre a estadia 24 a 48 horas após o check-out.
Se oferecer uma Experiência, tente agendar o envio de respostas rápidas para estes momentos importantes:
- Confirmação de reserva: envie mensagens de boas-vindas quando as reservas dos hóspedes forem confirmadas.
- Antes da Experiência: pergunte aos participantes se têm restrições alimentares, requisitos de acessibilidade ou preferências pessoais. Assegure-se de que dispõe de tempo suficiente para acomodar eventuais pedidos.
- Lembrete sobre o evento: contacte os participantes 24 horas antes do início da Experiência com indicações e instruções específicas sobre o ponto de encontro.
- Após a experiência: agradeça a participação na Experiência e peça às pessoas para partilharem opiniões sobre a mesma.
Quando enviar a mensagem, os espaços reservados nas respostas rápidas são automaticamente preenchidos com informações sobre a reserva e existentes no anúncio (como o nome do hóspede). Certifique-se de que adicionou todas as informações ao anúncio e que as mesmas estão atualizadas: as mensagens com espaços reservados vazios não são enviadas corretamente.
As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.