Torne o seu espaço numa estrela das redes sociais

Saiba como uma presença nas redes sociais pode ajudá-lo a obter mais reservas.
Por Airbnb em 22 de mai. de 2019
Leitura de 9 minutos
Atualizado em 14 de mai. de 2021

Destaques

  • Escolha um nome memorável e inteligente para o seu espaço

  • Publique fotos fantásticas e de alta qualidade para inspirar pessoas e vender o seu anúncio

  • Crie parcerias com influenciadores locais para oferecer estadias com desconto em troca de conteúdo

  • Crie uma comunidade de seguidores ao tornar-se um embaixador online na sua região

  • Descubra mais no nosso guia completo para levar a sua hospedagem para o próximo nível

Navegar no cenário das redes sociais pode fazer com que se sinta perdido na floresta. Por onde deve começar? Como pode criar conteúdos excelentes? E como é que isso se pode traduzir em mais reservas? Tom Feldman, da Tye Haus em Skykomish, Washington, partilha a sua abordagem bem-sucedida (e refrescantemente humana) para construir um grupo de seguidores e tornar a sua casa uma visita obrigatória absoluta.

Conheça as estratégias de redes sociais para ter sucesso com o Superhost e especialista Tom da Tye River Cabin Co.

"A nossa história de hospedagem começou em 2012, quando comprámos a nossa primeira casa com estrutura em 'A', a Tye Haus. Fizemos obras, anunciámo-la na Airbnb e criámos uma conta no Instagram com fotos da nossa casa e de vistas cinematográficas da zona: as nossas caminhadas, atrações locais, o que adorávamos do lugar. Pouco depois, o conhecido fotógrafo Alex Strohl entrou em contacto connosco e perguntou sobre uma possível colaboração. Hospedámo-lo por dois meses como uma espécie de retiro criativo em troca de fotos para partilhar no nosso feed. Quando começámos a publicar as fotos do Alex, foi quando a nossa popularidade disparou. Foi a primeira de muitas colaborações e concursos.

"A minha família e eu gerimos agora três cabanas com estrutura em 'A' e continuamos a receber influenciadores de todo o mundo. Em troca por partilharem o seu conteúdo creditado no nosso feed, oferecemos-lhes um lugar para explorar, descobrir e relaxar. Esta tornou-se uma das nossas principais técnicas de marketing. Passámos de uma taxa de ocupação de 30% para perto de 100%, preenchendo dias úteis, assim como meses de época baixa. Também construímos uma comunidade de seguidores online de quase 115 mil pessoas. Aqui estão as nossas dicas sobre como colocar a sua casa no mapa das redes sociais."

1. Dê um nome ao seu espaço

"O primeiro passo para promover a sua casa pode parecer pequeno, mas é um passo importante, que é dar um nome ao seu espaço. A ideia é encontrar um nome distinto, memorável e inteligente. Em seguida, pode dar o nome à sua casa e registar o seu nome de utilizador no Instagram.

"Aqui estão algumas perguntas que o podem ajudar a pensar num nome:

  • Que tipo de casa tem? É um chalé, uma propriedade à beira-mar? É uma casa histórica ou um loft?
  • Tem um tema? Os seus interiores têm um estilo particular? Tem um tema pirata (isso existe!)?
  • Há alguma ligação com a sua localização, vila ou cidade? Pode ser incorporada no seu nome?
  • Tem algum significado histórico? O nome perfeito pode estar à espera de ser descoberto no passado.

"Faça algumas pesquisas online e descubra o que outros anúncios estão a fazer, bem como nomes que estejam disponíveis nas redes sociais. No nosso caso, demos o nome à nossa primeira cabana em homenagem a um dos rios vizinhos, o rio Tye. A ortografia da segunda metade, Haus, foi inspirada por uma cidade de estilo Baviera chamada Leavenworth. Em conjunto, tornou-se a Tye Haus".

2. Comece com fotografias fantásticas

"Assim que tiver o seu nome e as suas contas nas redes sociais, deve começar logo com fotografias fantásticas. Não, repito, não, comece com um monte de fotos más. As imagens no seu feed são a primeira coisa que as pessoas verão; e quer que elas se sintam inspiradas! São as fotos que vão vender o seu anúncio. As suas fotos devem ser:

  • Consistente: manter um visual uniforme e estética inspiradora.
  • Alta qualidade: publicar imagens e vídeos nítidos, vívidos e de alto calibre, evitar fotos granuladas ou desfocadas.
  • Precisão: o conteúdo deve refletir bem a sua propriedade.

"Tente capturar o que diferencia a sua casa. São os interiores, o caráter ou a localização? Descubra o que realmente torna a sua propriedade interessante. Lembre-se de que não está apenas a anunciar o seu espaço, está também a partilhar a experiência que as pessoas podem ter se o visitarem: a sua localização, os pontos turísticos e as atividades na região. Se não tem muito jeito para tirar fotografias, considere contratar um fotógrafo profissional para começar."

3. Criar parcerias criativas

"Outra maneira de gerar conteúdo fantástico para o seu feed é colaborar com influenciadores (por exemplo, fotógrafos, bloggers e videógrafos) e oferecer estadias com desconto em troca de conteúdo. Recomendamos pesquisar e entrar em contacto com fotógrafos, bloggers, videógrafos e criadores de conteúdo locais na sua região.

"Esta estratégia é um dos principais impulsionadores de tráfego da nossa página. À medida que os influenciadores partilham as publicações do seu espaço, novos utilizadores irão vê-las e descobrirão a sua casa.

"Ao entrar em contacto com influenciadores para fazer um pedido, é importante fazer o seguinte:

  • Seja profissional. Vá preparado e bem informado. Faça as perguntas certas que ajudarão a fazer avançar a parceria.
  • Seja claro. Pode ser tão simples como: "Adoro o seu trabalho. Estou a começar agora com o meu Airbnb. Estaria interessado numa troca criativa: uma estadia por imagens creditadas ou uma publicação?'
  • Descreva as suas expectativas. Crie um acordo mútuo para ambas as partes para que fique claro o que cada um espera e o que receberão. Isto deve incluir detalhes como datas de entrega, direitos de imagem, tags, número de imagens/vídeos e tipos de ficheiro, etc.
  • Faça com que todos ganhem. Aborde isto como uma colaboração e trabalhe para garantir que a parceria é benéfica para ambas as partes.

Outra dica relacionada é nunca ter inventário vazio. Se tiver datas abertas de última hora, aproveite o tempo de inatividade e use-o para os seus esforços de marketing. Convide um influenciador local a ficar no seu espaço para que possa usar esse tempo para gerar conteúdo adicional para o seu feed.

4. Crie uma comunidade de seguidores

Depois de estabelecer uma presença online e obter um feed cheio de imagens fantásticas, está na altura de se dar a conhecer. Isto pode ser feito de várias formas:

  • Seja um embaixador online local na sua região. Encontre os seus círculos online relevantes e esteja presente neles. Assim, relativamente à Tye Haus, gostamos de acompanhar as redes sociais das empresas locais e as etiquetas de localização circundantes. Seguimos uma estância de esqui próxima, por exemplo, e podemos responder a perguntas que outras pessoas deixam, ou comentar e dizer: "Olá, da próxima vez que estiver cá, venha ficar connosco."
  • Faça parcerias com marcas para criar concursos e prémios. Também realizamos concursos e promoções para aumentar o nosso número de seguidores. Pense de forma original para encontrar parcerias que se encaixem na sua "marca". Fizemos uma parceria com um empresa de cobertores, uma de roupa de cama e uma de talheres para promover o nosso espaço junto dos nossos públicos. Entrámos em contacto com eles e dissemos: "Olá, vamos trazer alguns influenciadores para falar sobre o seu produto, estaria interessado em fazer uma parceria? Posso oferecer uma estadia gratuita." Estas também são excelentes oportunidades para iniciar uma base de dados de e-mail.

5. Seja genuíno

Como regra geral, as pessoas geralmente são desencorajadas pela autopromoção, seja online ou pessoalmente, por isso é importante ser autêntico em todas as suas interações. Não basta comentar a publicação de cada influenciador com a mesma mensagem apenas para ser visto, ou começar a enviar spam a todas as contas que encontrar. Há uma linha ténue e as pessoas conseguem sentir quando está apenas a tentar vender. Seja genuíno no que diz e atrairá as pessoas certas.

Como regra geral, tento não exagerar com as hashtags. Marcamos alguns feeds relativos na foto e incluímos apenas 5 a 10 hashtags por publicação. Algumas pessoas usam uma série de tags de fotos e hashtags para serem descobertas, mas eu prefiro uma abordagem mais subtil e orgânica.

Lembre-se de que construir uma comunidade de seguidores leva o seu tempo e não acontece da noite para o dia. Encorajo-o a usar estas dicas, a ser criativo e, certamente, encontrar-se-á numa comunidade de redes sociais em crescimento e as suas taxas de ocupação agradecer-lhe-ão.

Boas hospedagens!
Tom

Destaques

  • Escolha um nome memorável e inteligente para o seu espaço

  • Publique fotos fantásticas e de alta qualidade para inspirar pessoas e vender o seu anúncio

  • Crie parcerias com influenciadores locais para oferecer estadias com desconto em troca de conteúdo

  • Crie uma comunidade de seguidores ao tornar-se um embaixador online na sua região

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Airbnb
22 de mai. de 2019
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