Como definir a sua estratégia de preços

Configure a sua disponibilidade e ofereça descontos que se adaptem à procura.
Por Airbnb em 1 de dez. de 2020
Atualizado em 9 de jan. de 2025
Como definir a sua estratégia de preços
Defina preços competitivos
Como definir a sua estratégia de preços

Reavaliar os seus preços com regularidade é uma excelente forma de garantir que estes se mantêm competitivos. Para lhe dar uma ajuda a desenvolver uma boa estratégia de preços, partilhamos consigo alguns conselhos:

Tarefas periódicas

A primeira coisa a fazer é decidir com que frequência quer reavaliar e atualizar os seus preços. Estas são algumas das tarefas que pode realizar com a periodicidade que melhor se adeque a si:

  • Disponibilize mais noites: desbloqueie todas as noites do calendário em que sabe que pode hospedar. Desta forma, o seu anúncio poderá aparecer em mais resultados de pesquisa, aumentando potencialmente os seus rendimentos.
  • Altere manualmente a estadia mínima: procure as noites que estão por reservar entre as reservas confirmadas. Se tiverem uma duração inferior à estadia mínima que estabeleceu, ninguém conseguirá reservar essas noites. A boa notícia é que pode alterar a estadia mínima para essas datas específicas. Assim, é muito mais fácil preencher o calendário!
  • Compare espaços semelhantes: para ter um preço mais competitivo, experimente dar uma vista de olhos aos preços dos outros alojamentos na sua região, quer estes já estejam reservados ou continuem livres.

"Gosto de ter em conta espaços semelhantes ao meu e comparar os preços, para me certificar de que as minhas tarifas não são nem demasiado altas nem muito baixas. Isso ajuda-me a encontrar a fórmula certa", diz Karen, Superhost em Nelson, Canadá.

Também pode ativar os Preços Inteligentes, que ajustam automaticamente a sua tarifa em função da procura na sua região. Esta ferramenta é especialmente útil para quem quer otimizar os preços sem ter de os monitorizar constantemente.

Períodos de menos procura

Até os espaços mais populares podem ter épocas mais calmas, com menos reservas. Para o seu anúncio dar nas vistas mesmo na época baixa, experimente as nossas dicas:

  • Ofereça descontos: os descontos para estadias semanais e mensais são uma excelente forma de preencher o seu calendário, ao mesmo tempo que evita o excesso de rotatividade. Adicione um desconto para reservas de última hora e pode chamar a atenção de hóspedes que reservam de 1 a 28 dias antes da chegada.
  • Reduza o tempo de aviso prévio: ao permitir que os hóspedes reservem mais perto da data de check-in consegue atrair mais reservas. Pode configurar o tempo de preparação entre reservas que desejar e até aceitar reservas no próprio dia da chegada, dependendo do tempo que precisar entre a reserva e o check-in.
  • Reduza a duração mínima da estadia: para chamar a atenção de hóspedes que reservam escapadinhas, aceite reservas de estadias mais curtas. Tem a possibilidade de personalizar o mínimo de noites de estadia consoante os dias da semana.

Jimmy, Superhost em Palm Springs, Califórnia diz "Estou a assistir a mais estadias de menor duração". "São estadias de última hora que as pessoas não tinham necessariamente planeado, pelo que dois dias parecem ser umas boas férias. A flexibilidade é atrativa."

Época alta

A Airbnb tem várias ferramentas que contribuem para o aproveitamento ótimo da época alta. Vejamos algumas tácticas que dão resultado.

  • Ofereça um desconto para reservas antecipadas: um desconto para reservas efetuadas 1 a 24 meses antes da chegada é uma excelente forma de atrair hóspedes que planeiam com antecedência. Quando oferece descontos de 3% ou mais, os hóspedes veem um aviso especial nas pesquisas e na página do anúncio. O preço com desconto aparece ao lado do preço original, que tem um risco por cima.
  • Defina uma promoção personalizada: a a criação de promoções é uma ótima forma de aumentar o número de reservas em determinadas alturas. Quando oferece descontos de 15% ou mais, os hóspedes veem um aviso especial nas pesquisas e na página do anúncio. Para criar uma promoção tem de cumprir certos requisitos, sendo que um deles é ter tido pelo menos uma reserva no ano anterior.
  • Aumente a sua margem de disponibilidade: pode marcar datas como disponíveis no calendário com até dois anos de antecedência. O seu anúncio aparece em mais resultados de pesquisa e pode fazer parte de uma lista de resultados mais curta, se houver menos espaços disponíveis nesse momento.

Anne, uma Superhost em Tarragona, Espanha diz "Por vezes recebo reservas com um ano de antecedência para as férias de verão ou seis meses antes do Natal". “Geralmante, as pessoas que reservam com antecedência não cancelam. As reservas antecipadas também são importantes porque nos permitem prever o que pode vir a acontecer."

O controlo dos preços e outras definições é sempre seu. Os resultados podem variar.

Os anfitriões foram remunerados pela participação em entrevistas.

As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.

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Airbnb
1 de dez. de 2020
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