Como otimizar os anúncios dos anfitriões

Concentre-se nas fotografias, na descrição do anúncio e nos preços.
Por Airbnb em 16 de out. de 2024
Atualizado em 3 de mar. de 2025

Use os conhecimentos que adquiriu ao hospedar para criar anúncios fantásticos. Ajude os anfitriões a criá-los de raiz ou faça melhorias a anúncios que já estão publicados

Geralmente, os hóspedes tendem a prestar mais atenção às fotografias, descrições e avaliações deixadas pelos outros hóspedes quando estão a escolher um sítio para ficar.* Para criar um anúncio de sucesso, foque-se nestes fatores, além das comodidades e dos preços.

Fotografias

A pesquisa com utilizadores mostrou que as fotografias de grande resolução são um dos principais fatores que os hóspedes têm em conta quando consideram reservar determinado espaço. Se os anfitriões não tiverem fotografias profissionais recentes do respetivo espaço, explique-lhes a importância das fotografias e recomende um fotógrafo ou o programa de fotografia profissional da Airbnb.

Descrição do espaço

Os anfitriões devem compreender que a descrição é fundamental para o sucesso do anúncio. Segundo Jimmy, coanfitrião em Palm Springs, Califórnia, "mesmo as descrições que estão bem escritas, podem ser melhoradas". Por isso, oferece-se sempre para ajudar os anfitriões a escrever as suas.

"Concentro-me nos factos", diz Jimmy. "A casa tem uma piscina de água salgada ou não tem. A comunidade é privada ou não é. O excesso de adjetivos transmite sentimentos que são subjetivos e fazem com que a descrição perca exatidão. Apresentar factos dá uma imagem mais clara."

Comodidades

Os hóspedes costumam filtrar os resultados para encontrar anúncios com as comodidades que desejam. As comodidades mais procuradas incluem piscina, Wi-Fi, estacionamento gratuito, cozinha, banheira de hidromassagem, ar condicionado, máquina de lavar roupa e check-in automático.**

Reflita sobre o que funcionou nos espaços que hospedou e partilhe o seu conhecimento com os anfitriões. Isto pode incluir:

  • Certificar-se de que o espaço tem as comodidades que oferece
  • Explicar a qualidade/preço de adicionar ou atualizar comodidades como Wi-Fi ou uma fechadura inteligente
  • Dar exemplos de como os hóspedes responderam a atualizações noutros espaços que apoia
  • Avaliar os recursos de segurança e as comodidades de acessibilidade com os anfitriões para saber que mais podem eles podem adicionar ao espaço

Estratégia de preços

Os anfitriões podem não ter experiência com preços. Pode usar a sua experiência local e as ferramentas de preços da Airbnb para fornecer orientações. As estratégias podem incluir:

  • Adicionar um desconto semanal ou mensal
  • Reduzir ou remover taxas de limpeza ou de animais de estimação
  • Ajustar o preço por noite à procura sazonal

Trabalhem em conjunto para escolherem uma abordagem e o grau de controlo que têm. Dominic, coanfitrião na Cornualha, Inglaterra, recomenda ir ajustando o preço por noite.

"Faço uma reavaliação dos preços todas as semanas ou a cada 15 dias", diz Dominic. Se estiver a receber reservas rapidamente, é porque tem um bom preço. No entanto, se as pessoas procuram e não reservam, é possível que o preço seja demasiado alto."

Avaliações dos hóspedes

Muitos hóspedes leem as avaliações para encontrar o anúncio que melhor se adapta às suas necessidades. Por isso, explique aos anfitriões que é importante responderem publicamente às avaliações, pois são uma oportunidade única para demonstrar que se preocupam com a experiência dos hóspedes e que as sugestões são sempre bem-vindas.

Decida quem responderá às avaliações dos hóspedes. Se os anfitriões preferirem tratar pessoalmente das avaliações, pode dar-lhes alguns modelos de respostas. Por exemplo:

  • Para agradecer aos hóspedes: "Obrigado por ter deixado uma avaliação. Agradecemos o tempo que dedicou a refletir sobre a sua estadia."
  • Para comunicar que serão feitas melhorias:" Lamentamos que as camas tenham sido desconfortáveis. O seu sono é importante, por isso adicionámos sobrecolchões."

"Não espero que os anfitriões recebam sempre avaliações positivas", diz Andrew, um hóspede que também é Superhost em Berlim. "Fico muito mais impressionado com aqueles que levam a sério as opiniões negativas."

Lembre-se de atualizar a descrição e as fotografias do anúncio sempre que se fizerem melhorias no espaço.

*De acordo com uma pesquisa da Airbnb realizada em novembro e dezembro de 2023 com quase 7 000 hóspedes na Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, México, Coreia do Sul e Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

**De acordo com dados internos da Airbnb que medem as comodidades mais frequentemente pesquisadas em todo o mundo de 1 de janeiro a 30 de junho de 2024.

A Rede de coanfitriões está atualmente disponível nos seguintes países: Austrália, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Coreia do Sul, Espanha e Reino Unido (gerida pela Airbnb Global Services); Canadá, Estados Unidos (gerida pela Airbnb Living LLC); e Brasil (gerida pela Airbnb Plataforma Digital Ltda).

As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.

Airbnb
16 de out. de 2024
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