Porque é que as avaliações são importantes

As avaliações na Airbnb geram mais confiança e ajudam a impulsionar o seu negócio.
Por Airbnb em 29 de nov. de 2019
Leitura de 4 minutos
Atualizado em 11 de dez. de 2023

As avaliações ajudam os outros hóspedes a planear as suas viagens. Os dados da Airbnb sugerem que quanto maior for a avaliação por estrelas de um espaço, maior será a probabilidade de os hóspedes efetuarem a reserva.*

Como funcionam as avaliações

Após cada check-out, os anfitriões e hóspedes têm a oportunidade deixar uma avaliação. Cada um tem 14 dias para efetuar uma avaliação, que permanece oculta até ambos enviarem a sua ou o período de 14 dias terminar. Depois disso, as avaliações são publicadas nas páginas de perfil do hóspede e nas páginas de perfil e anúncio do anfitrião.

Avaliações gerais por estrelas

Além de deixarem uma avaliação, os hóspedes podem avaliar a experiência geral com uma a cinco estrelas. A avaliação por estrelas aparece ao lado de cada avaliação, contextualizando melhor a opinião dos hóspedes. A avaliação geral aparece no anúncio depois de três hóspedes terem publicado avaliações.

As avaliações por estrelas são um fator importante para obter o estatuto de Superhost. Os Superhosts têm de ter uma avaliação geral média de pelo menos 4,8 estrelas em pelo menos dez viagens ou três reservas que totalizem pelo menos 100 noites.

A sua classificação e as avaliações também são um fator decisivo para que o seu anúncio apareça nos Favoritos dos hóspedes, que são atualizados diariamente.

Categorias de avaliações por estrelas

Os hóspedes devem fornecer avaliações por estrelas em categorias específicas e detalhar o que correu bem ou o que poderia ter corrido melhor. Por exemplo, se o seu espaço estiver super limpo, os hóspedes podem escolher cinco estrelas e selecionar "casa de banho extremamente limpa". Por outro lado, se os hóspedes considerarem as suas instruções de check-out excessivas, também pode receber menos estrelas na comunicação.

As avaliações por estrelas nas diferentes categorias não afetam o estatuto de Superhost nem a avaliação geral, mas afetam os Favoritos dos hóspedes. Estas categorias são:

  • Check-in: os hóspedes avaliam se forneceu um processo de check-in simples e claro, o que é vital para proporcionar uma experiência positiva.

  • Limpeza: os hóspedes esperam que a limpeza e a organização do espaço correspondam ao que encontraram nas fotos do anúncio.

  • Exatidão: os hóspedes podem avaliar se forneceu informações exatas sobre o espaço, incluindo comodidades atualizadas.

  • Comunicação: os hóspedes avaliam a experiência com as mensagens trocadas com os anfitriões, incluindo se as tarefas de check-out eram claras e simples.

  • Localização: os hóspedes podem dar opiniões sobre se a localização estava representada com exatidão no anúncio.

  • Relação qualidade/preço: os hóspedes avaliam o espaço com base na perceção de que o preço foi um reflexo justo da oferta.

Comentários privados

Os hóspedes podem enviar-lhe observações privadas como parte da opinião. Esta informação é partilhada apenas consigo. É uma oportunidade para os hóspedes lhe dizerem o que pensam sem que isso afete a sua avaliação. Também pode enviar observações privadas aos hóspedes.

Utilizar as opiniões recebidas para melhorar o seu espaço

Os hóspedes podem oferecer perspetivas que talvez não tenha considerado. Experimente aproveitar as avaliações negativas como oportunidades para efetuar melhorias ao espaço ou à hospitalidade.

Tem sempre a opção de responder publicamente aos comentários no seu anúncio. Se responder de forma construtiva, pode mostrar que leva a sério as opiniões e a satisfação dos seus hóspedes.

Avaliar hóspedes

Ao avaliar os hóspedes, tem a oportunidade de expressar a sua gratidão e dar uma opinião construtiva. Isto também relembra os hóspedes para lhe deixarem uma avaliação.

Damos-lhe algumas dicas a ter em conta ao avaliar os hóspedes:

  • Mantenha a cordialidade.

  • Inclua exemplos específicos sempre que possível, como: "Este hóspede cumpriu as nossas horas de silêncio e obedeceu às nossas instruções de check-out à risca."

  • Aborde questões sensíveis com gentileza ou guarde-as para um comentário privado.

Pode avaliar os hóspedes relativamente à limpeza, à comunicação e ao cumprimento das regras da casa. A sua opinião também ajudará a aplicar as regras básicas para hóspedes e permitir-lhe-á denunciar qualquer hóspede que não as cumpra.

*Com base em dados internos da Airbnb sobre anúncios ativos em novembro de 2022.

As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.

Airbnb
29 de nov. de 2019
Esta informação foi útil?