Um guia de anfitrião para apoiar o turismo sustentável

Ajude os seus hóspedes a serem mais ecológicos com estas dicas.
Por Airbnb em 21 de abr. de 2021
Leitura de 3 minutos
Atualizado em 21 de abr. de 2021

Destaques

  • Facilite a utilização dos transportes públicos para os hóspedes ao incluir rotas populares e informações de tarifas no seu guia

  • Destaque os problemas ambientais locais que podem afetar a estadia dos hóspedes, como incêndios ou inundações

  • Recomende as suas empresas e mercados de agricultores favoritos

Parte de se tornar um anfitrião sustentável é convidar os seus hóspedes para participarem também. Como a sustentabilidade pode ser nova para eles, é útil explicar como podem fazer a diferença.

Para ajudá-lo a formar os seus hóspedes sobre viagens ambientalmente sustentáveis, compilámos dicas da nossa comunidade global de anfitriões e trabalhámos com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, uma autoridade na defesa do meio ambiente global, e o World Wildlife Fund, a principal organização de conservação do mundo.

Leia mais para saber como pode promover viagens ecológicas.

Ajude os hóspedes a viajarem através dos transportes públicos

As viagens de carro curtas são responsáveis por três quartos* das emissões dos transportes, por isso incentivar os seus hóspedes a usar os transportes públicos pode causar um grande impacto.

Como deslocar-se em novos lugares pode ser assustador para os viajantes, ajude-os ao adicionar informações de autocarro, metro ou comboio ao seu guia, incluindo tarifas estimadas e as melhores rotas para marcos locais e para o aeroporto. Também pode oferecer bicicletas aos hóspedes ou recomendar uma empresa onde possam alugá-las.

Forneça recipientes reutilizáveis

Os materiais em plástico criam um monte de resíduos e muitas vezes não são reciclados. Como os produtos de plástico são tão prejudiciais para o planeta, é importante evitar comprá-los sempre que possível.

Para ajudar a desencorajar os hóspedes de comprarem artigos de plástico durante a sua estadia, a Superhost Tiffany, em Hollywood Beach, Califórnia, fornece itens reutilizáveis, como copos e garrafas de água, para os hóspedes usarem. Em Chiang Mai, Tailândia, o Superhost Nutth também indica aos hóspedes onde podem encher as garrafas de água enquanto exploram o local.

Pratos, talheres e recipientes para armazenamento de alimentos reutilizáveis também podem permitir que os seus hóspedes desfrutem de refeições ao ar livre, minimizando o desperdício.

Felicite as empresas locais e respeitadoras do ambiente

Utilize o manual da casa ou o guia para contar aos hóspedes sobre o seu restaurante, mercado de agricultores ou loja sustentável de eleição que fornecem produtos locais e sustentáveis. Se houver produtos da época na sua região, chame também a atenção para isso. "Temos muitas sugestões no nosso guia de restaurantes fabulosos que partilham a nossa ética sustentável", diz a Superhost Anna em Pembrokeshire, País de Gales.

Pode até destacar os produtos locais que os hóspedes podem querer provar ou levar para casa como lembrança. Na Tasmânia, Austrália, a Superhost Merrydith deixa mel artesanal e sabão de lavanda para os hóspedes usarem ou levarem para casa.

Informe os hóspedes sobre formas de viajar de forma responsável

Nas suas regras da casa ou no manual da casa, pode pedir aos hóspedes que minimizem o desperdício, tomem duches mais breves, bebam água da torneira filtrada e mantenham o termostato em níveis predefinidos. Também pode colocar observações no seu espaço para lembrar os hóspedes de desligarem as luzes antes de saírem e a água enquanto escovam os dentes.

O Superhost Omar na Cidade do México cria vídeos aos quais os hóspedes podem aceder a partir de códigos QR que explicam o processo de reciclagem nos seus apartamentos e os efeitos nocivos dos plásticos descartáveis.

Estas práticas não só podem poupar-lhe dinheiro, como também podem atrair hóspedes que estão a tentar viajar de forma sustentável.

Informe os hóspedes sobre os problemas ambientais locais

As comunidades em todo mundo são afetadas por problemas ambientais como incêndios florestais, inundações e condições meteorológicas extremas. Ao mencionar problemas locais no seu manual da casa, pode informar os seus hóspedes sobre como ser responsável pelos viajantes e informá-los dos riscos que podem não sentir em casa, como a poluição atmosférica ou a seca.

Por exemplo, em regiões com má qualidade do ar, é melhor evitar atividades ao ar livre em dias de muita poluição ou participar em atividades que aumentam a poluição, como conduzir, churrascos ou acender fogo de artifício.

Destaque o quão ecológico é o seu espaço

Ao enfatizar os passos que está a tomar na descrição do seu anúncio e no manual da casa, pode informar os potenciais hóspedes de que se preocupa com o ambiente.

Se fornecer aos hóspedes coisas como sabão de mão biodegradável ou garrafas de água reutilizáveis, lembre-se de o mostrar também no seu anúncio.

Incorporar estas ideias na sua rotina de hospedagem pode ajudar a ter um impacto no planeta e permitir que os hóspedes vivam como um habitante local. Sabemos que adotar práticas sustentáveis demora tempo, por isso estamos a compilar mais recursos para o ajudar ao longo do processo.

A SEGUIR: Saiba como um Superhost se está a tornar mais sustentável

*De
60 Actions for the Planet do World Wildlife Fund, publicado em 5 de março de 2021

As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.

Destaques

  • Facilite a utilização dos transportes públicos para os hóspedes ao incluir rotas populares e informações de tarifas no seu guia

  • Destaque os problemas ambientais locais que podem afetar a estadia dos hóspedes, como incêndios ou inundações

  • Recomende as suas empresas e mercados de agricultores favoritos

Airbnb
21 de abr. de 2021
Esta informação foi útil?