Conhecimento no trabalho: uma entrevista com Chip Conley

O especialista em hospitalidade discute o seu novo livro e por que o conhecimento sobre hospedagem é importante.
Por Airbnb em 21 de ago. de 2018
Leitura de 4 minutos
Atualizado em 21 de abr. de 2021

Temos o prazer de dar as boas-vindas a Chip Conley para partilhar as suas reflexões sobre a relação entre sabedoria e trabalho e como a comunidade de anfitriões da Airbnb ajudou a moldar a sua carreira. Empresário de hospitalidade de longa data, consultor estratégico da Airbnb, autor e defensor de anfitriões, o investimento de Chip nesta comunidade de anfitriões tem raízes profundas e um legado duradouro. O seu novo livro, Wisdom@Work: The Making of a Modern Elder, promete reformular a ideia de envelhecer como uma oportunidade de partilhar conhecimento e tornar-se novamente um estudante.

P: Tem investido na hospitalidade e na comunidade de anfitriões da Airbnb há muitos anos. De que forma é que esse trabalho inspirou o conhecimento que partilha no seu novo livro?
Chip Conley:
"Em primeiro lugar, sinto falta da nossa comunidade de anfitriões. Durante os meus quatro anos como líder na empresa, adorei viajar pelo mundo enquanto aprendia com os nossos anfitriões. Há um velho ditado que diz: "O conhecimento fala, mas a sabedoria ouve", e descobri que a nossa comunidade de anfitriões é um ouvinte habilidoso, mas também contribui de forma notável para a comunidade como um todo. A "sabedoria do público" (a nossa comunidade global de anfitriões) ensinou-me bastante e espero que eles vejam algum do seu ponto de vista representado no meu novo livro, que narra a necessidade de valorizar a sabedoria num mundo cada vez mais dominado pela tecnologia."

P: O que é que os anfitriões podem aprender com a sua abordagem ao conhecimento nas suas próprias jornadas de hospedagem?
Conley:
"Tem sido fascinante ter o dobro da idade do funcionário médio da Airbnb durante os meus cinco anos e meio na empresa (o último ano e meio como consultor). Fiz o meu melhor para ser um defensor da nossa comunidade de anfitriões e especialmente para aqueles que são um pouco mais velhos. Brian e os seus cofundadores apreciam mesmo que anfitriões com 50 anos ou mais recebam as pontuações de satisfação mais altas dos hóspedes da Airbnb entre todos os grupos demográficos. Tal pode ocorrer devido a várias razões: mais tempo para se concentrar nas suas competências de hospedagem, inteligência emocional crescente (uma característica fundamental dos grandes anfitriões) à medida que envelhecemos e, porventura, um compromisso a longo prazo em hospedar como um meio obter um rendimento para a reforma. Acho que nenhuma faixa etária detém o monopólio da sabedoria, mas é uma qualidade que se pode cultivar e colher ao longo do tempo."

P: De que forma é que o conceito de hospitalidade mudou, ou não, para si a partir dos seus 20, 30, 40 anos e mais?
Conley:
"Quando comecei a Joie de Vivre Hospitality em meados dos meus 20 anos (1987), a empresa foi uma das primeiras empresas de hotéis boutique nos EUA. Estávamos a provar que um número crescente de viajantes estava à procura de uma experiência de hotel mais personalizada e localizada. Curiosamente, mudámos o título dos nossos agentes de front-desk de "rececionistas" para "anfitriões", por isso a ideia de hospedar está no meu sangue há 32 anos. Ao longo dos 24 anos que fui CEO dessa empresa, criámos 52 hotéis boutique, e ficou claro que as grandes cadeias globais queriam começar a parecer mais com hotéis boutique (mais atenção ao design, melhores restaurantes e bares, mais foco em experiências locais, etc.). Quando entrei na Airbnb como Chefe de Hospitalidade e Estratégia Global, vi esta nova onda de partilha de casas como sendo a inovação de hotéis boutique em grande escala, uma vez que a tecnologia permitiu que a Airbnb focasse esta hospitalidade localizada e a tornasse global. Quando Brian Chesky me abordou para me juntar à empresa há cinco anos e meio, perguntou: "Como gostaria de democratizar a hospitalidade?" E acho que foi isso que a Airbnb e a nossa incrível comunidade de anfitriões fizeram."

P: Que conselho daria a um novo anfitrião que esteja a começar?
Conley:
"A qualidade comum dos nossos melhores anfitriões de todo o mundo é uma combinação de ser muito organizado e muito acolhedor e empático. São qualidades diferentes, e alguns anfitriões podem ser melhores numa do que noutra, mas aqueles que dominam ambas serão muito bem-sucedidos; por vezes é um casal que combina essas qualidades."

P: O que se segue para si, Chip? O que pretende que esta próxima etapa lhe proporcione?
Conley:
"Continuo a ser conselheiro estratégico do Brian e da sua equipa sénior. O meu processo de escrever Wisdom@Work ajudou-me a ver como pessoas de meia-idade e mais velhas desejam repensar as suas vidas e carreiras, mas também os poucos recursos que temos para apoiar as pessoas no despertar da meia-idade. Assim, criei a primeira escola de sabedoria de meia-idade do mundo, a Modern Elder Academy, dedicada a fornecer o lugar e as ferramentas para começar a reformular a experiência de vida do aluno. É um campus à beira-mar, a uma hora ao norte de Cabo San Lucas no sul de Baja, México, por isso estou novamente de volta ao negócio da hospitalidade. Têm vindo pessoas todo o mundo para se juntarem a nós."

Para saber mais sobre o livro de Chip e a Modern Elder Academy, visite o seu site.

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Airbnb
21 de ago. de 2018
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