Fazer um plano de negócios de hospedagem

Transforme a sua propriedade em lucro com a ajuda destas cinco dicas de Superhost.
Por Airbnb em 19 de jul. de 2019
Leitura de 10 minutos
Atualizado em 7 de jun. de 2021

Destaques

  • Crie uma declaração de objetivos para começar

    • Verifique os anúncios locais para se inspirar

    • Faça um orçamento para continuar no caminho certo com os seus objetivos de hospedagem

    • Peça a um amigo para ficar para dar feedback antes da chegada do seu primeiro hóspede

    • Explore tecnologia, como aplicações e fechaduras inteligentes, para o ajudar a hospedar

    Nick e Sarah Roussos-Karakaian são uma equipa de Superhosts de marido e mulher (@nestrs) que transformaram a hospedagem num negócio a tempo inteiro em Columbus, Ohio. Depois de anunciarem a sua cave na cidade de Nova Iorque na Airbnb em 2012, ficaram viciados. Desde então, a hospedagem tornou-se o trabalho dos seus sonhos. Sarah também é coanfitriã do podcast "Thanks for Visiting", um recurso tanto para anfitriões experientes como recém-chegados. Aqui, partilham os seus conhecimentos e dicas sobre como lançar um negócio na Airbnb.

    Os Superhosts Nick e Sarah partilham as suas dicas sobre como lançar um negócio sustentável e rentável na Airbnb.

    Sarah: “Para nós, começou em Queens, Nova Iorque. Eu era atriz. Também trabalhava muito em bares.”

    Nick: “E era um estagiário com mestrado em arquitetura que mal tinha dinheiro para comprar comida...”

    Sarah: “E ambos queríamos mesmo ter uma propriedade, mas não sabíamos como. Um dia, vi uma pequena casa, era a mais pequena do quarteirão e era cara para nós, mas eu estava determinado a encontrar uma maneira de a comprar.”

    Nick: “Com a educação financeira certa, poupanças e apoio da família, conseguimos um empréstimo.”

    Sarah: “E enquanto tudo isto estava a acontecer, descobri que o meu amigo estava a anunciar um quarto do seu apartamento na Airbnb, o que o estava a ajudar a pagar a renda em Nova Iorque. Achei fantástico. Poucas pessoas conheciam a Airbnb na altura. Contei ao Nick sobre o potencial de anunciarmos a nossa propriedade, e ele estava hesitante, mas fiquei intrigada. Decidimos avançar e foi assim que tudo começou.”

    Nick: “Lembro-me de esfregar sanitas e de estar muito feliz por fazê-lo. Estava a pagar a nossa hipoteca, por isso pensei: ‘Sim, isto é incrível! Como podemos fazer mais disto?’”

    Sarah: “Consegui trazer muita da minha experiência de hospitalidade a trabalhar em hotéis de luxo e adorei. Depois de quatro anos de hospedagem e de sermos proprietários em Nova Iorque, tivemos a sorte de um promotor nos bater à porta a querer comprar o nosso espaço, mobiliário e tudo.”

    Nick: “Depois de alguma introspeção, uma longa folha de cálculo de lugares para onde poderíamos ir a seguir, e viagens pelo país a conversar com moradores locais, encontrámo-nos em Columbus, Ohio.”

    Sarah: “Sermos capazes de misturar design, hospitalidade e imobiliário, e ter a liberdade de fazer as nossas próprias escolhas criativas, tem sido um sonho realizado. É por isso que somos tão apaixonados por ajudar outras pessoas a aprender como hospedar.”

    1. Comece com uma declaração de objetivos

    Sarah: “Antes de começar, recomendamos que crie uma declaração de objetivos para si próprio. Este será o seu ethos e a sua estrela orientadora, o que é especialmente útil durante os momentos em que pode estar incerto sobre uma direção ou decisão a tomar. A sua declaração de objetivos pode ajudar a orientá-lo na direção certa. Também o ajudará a decidir como cria e desenvolve o seu espaço.”

    Nick: “Ao criar uma declaração de objetivos, faça algumas perguntas a si próprio:

    • O que o motiva?
    • Quais são os seus valores?
    • Como pretende operar?
    • Qual é a sua visão?
    • Quais são os seus objetivos?”

    Sarah: “Para nós, a nossa missão é transformar espaços que transformam vidas. E tentamos lembrar-nos disso em tudo o que fazemos.”

    2. Estude o mercado

    Nick: “Antes de começar, é importante fazer a sua pesquisa e olhar para o cenário competitivo na sua área. Esta pesquisa inicial ajudá-o-á a decidir como projeta, promove e cria a marca do seu próprio espaço.

    • Considere a sua demografia. Quem tem mais probabilidades de reservar uma estadia consigo? Por exemplo, para nós, Columbus é uma cidade universitária, por isso preparámos os nossos espaços para pais que vêm visitar os seus filhos.
    • Avalie as suas comodidades. Permite animais de estimação? Tem um lugar de estacionamento ou uma piscina? O seu espaço está decorado de forma única? Qualquer coisa que eleve um pouco mais o seu espaço é uma possibilidade para cobrar mais.
    • Pesquise online e veja outros anúncios, hotéis e arrendamentos de curta duração da Airbnb nas proximidades. O que está disponível? Quanto cobram? Existe uma maneira de se diferenciar?
    • Crie uma estratégia de preços. Para ajudar a aumentar as suas taxas de ocupação quando está a começar, utilize a ferramenta de Preços Inteligentes da Airbnb, que lhe permite alterar as suas tarifas automaticamente entre os dias úteis e os fins de semana.”

    3. Defina o preço para obter lucro

    Sarah: “Criar um orçamento, embora possa não ser muito sexy, é muito importante. Recomendamos usar uma folha de cálculo e categorizar os seus custos em três categorias:

    Custos iniciais: estes são os investimentos iniciais para o seu espaço antes que alguém o experimente, como renovações, decoração, móveis e fotografia.

    • Dedique tempo a investir na sua decoração. Não precisa de comprar nas lojas mais caras ou ter coisas de luxo. Basta que seja acolhedor. Procure por objetos usados ou seja criativo e faça algo diferente com uma cor ou um tema; estes são os aspetos que vão atrair as pessoas ao seu anúncio.
    • Dizemos sempre aos anfitriões que estão a começar para investirem em colchões, sofás e lençóis confortáveis. Toda a gente se senta na cama quando entra pela primeira vez num quarto de hotel, por isso certifique-se de que a sua é boa. Por vezes, receberemos uma avaliação de 5 estrelas apenas por causa da cama, o que o ajudará a aumentar as taxas de ocupação.

    Custos correntes: itens essenciais consumidos pelo hóspede que terão de ser reabastecidos, incluindo produtos de higiene pessoal, papel higiénico, papel de cozinha, pilhas e lâmpadas.

    • Inclui algum extra, como garrafas de água ou café?
    • Faça uma lista de todas as comodidades de que precisa e certifique-se de que está satisfeito com os preços que está a encontrar
    • Compre a granel para seis meses de cada vez e registe as suas quantidades numa folha de cálculo
    • Tratando-se de itens como lençóis, lembre-se de ter em conta quantas vezes gostaria de os comprar ao longo do ano. Certifique-se sempre de que tem lençóis limpos e agradáveis para o seu hóspede.

    Custos de manutenção e gestão: isto cobre tudo o que é necessário para manter o seu espaço seguro, quente e habitável, incluindo o jardim, espaços exteriores e exteriores. Irá contratar uma pessoa de limpeza para o ajudar a preparar o espaço entre hóspedes ou um coanfitrião?

    Adicione estes números e certifique-se de que está confortável com os seus números de investimento e as suas metas realistas. Caso contrário, talvez seja necessário poupar um pouco mais inicialmente para poder criar um espaço de que se orgulhe.”

    4. Pense como um hóspede

    Sarah: “Esta é uma das minhas dicas favoritas para partilhar com os anfitriões, que é recrutar um amigo honesto e direto para ficar no seu espaço. Está tão perto dele dia após dia que pode esquecer as coisas de que um viajante pode precisar, como uma escova de dentes ou pasta de dentes, ou uma falha de design em que não reparou. Um amigo pode ajudar a dar-lhe feedback sobre esses detalhes chatos, mas importantes. Não quer que seja um hóspede que está a pagar a apontá-lo.”

    Nick: “Gostamos de incluir ‘Esqueceu-se de alguma coisa?’ e outros itens de que os hóspedes podem precisar no último minuto. Ter uma mentalidade de hospitalidade tem de estar no centro do seu negócio para ter sucesso. É a razão pela qual as pessoas vão para os diferentes hotéis da marca que adoram, porque sabem o que esperar: um espaço onde parece que são as primeiras pessoas a usá-lo, as toalhas foram dobradas com cuidado e sabem que podem contar com todos os detalhes, como ter um carregador de telemóvel ao lado da mesa de cabeceira. Quer trazer esse mesmo nível de serviço aos seus hóspedes para que eles queiram voltar várias vezes.”

    5. Automatize-o

    Nick: “Hospedar é um desafio, mas também é diferente agora do que era quando a Airbnb foi lançada. Há muito mais tecnologia, ferramentas, recursos e apoio para ajudá-lo a organizar o processo e tornar a sua vida um pouco mais fácil enquanto anfitrião.”

    Sarah:“Quando os anfitriões estão a começar, recomendamos que façam o processo de ponta a ponta de cada estadia: desde a mensagem de reserva inicial até receber os seus hóspedes, passando pela limpeza e preparar o espaço entre hóspedes. Depois de compreender os detalhes do processo, pode automatizá-lo de várias formas, por exemplo:

    • Aplicações baseadas na Web: existem aplicações que pode utilizar (como o IFTTT) para programar desencadeadores de eventos e ligar ferramentas digitais. Por exemplo, quando recebe uma confirmação de reserva na sua caixa de entrada de e-mail, esta pode enviar-lhe um lembrete automático do calendário, ao seu parceiro ou a uma pessoa responsável pela limpeza.
    • As fechaduras inteligentes fazem toda a diferença. Os hóspedes podem receber um código exclusivo que dura apenas durante a duração da sua viagem. Permitem que os hóspedes façam o check-in autónomo, o que significa que não precisamos de coordenar as horas para os deixar entrar no apartamento. Podemos entrar em contacto com eles a meio da estadia.
    • A boa e velha lista: eu fiz uma checklist trimestral para cada casa com as coisas que eu preciso de fazer no que diz respeito à segurança e manutenção. Coisas como verificar os filtros da fornalha, verificar que as pilhas dos alarmes de incêndio estão a funcionar, varrer debaixo das camas. Imprimo a lista e penduro-a num armário secundário para, se estiver a visitar uma propriedade, conseguir saber o estado dela durante o ano.”

    Nick: “Criar um negócio na Airbnb exige muito trabalho. Mas esperamos conseguir mostrar às pessoas que ter uma casa e fazê-lo a tempo inteiro é possível, e que há mais de uma maneira de o fazer.”

    Sarah: “Eu passei por uma mudança de carreira, e estava aterrorizada a pensar que nunca iria encontrar nada de que gostasse tanto como de ser atriz. Mas a Airbnb está a mudar as nossas vidas. Podemos fazer as nossas próprias escolhas criativas, sermos os nossos próprios patrões, e isso torna tudo muito mais especial.”

    Nick: “Permite-nos permanecer flexíveis e desfrutar um pouco mais das nossas vidas. Esperamos que consiga encontrar uma forma de lançar um negócio da Airbnb e torná-lo seu. Se precisar de mais conselhos, pode encontrar-nos.”

    Boas hospedagens!
    Nick e Sarah, Nestrs

    Destaques

    • Crie uma declaração de objetivos para começar

      • Verifique os anúncios locais para se inspirar

      • Faça um orçamento para continuar no caminho certo com os seus objetivos de hospedagem

      • Peça a um amigo para ficar para dar feedback antes da chegada do seu primeiro hóspede

      • Explore tecnologia, como aplicações e fechaduras inteligentes, para o ajudar a hospedar

      Airbnb
      19 de jul. de 2019
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