Arrumar o seu espaço para encantar os hóspedes

Um espaço arrumado é confortável para os hóspedes e fácil de gerir para os profissionais de limpeza.
Por Airbnb em 10 de fev. de 2020
Leitura de 3 minutos
Atualizado em 8 de mar. de 2023

Os hóspedes valorizam um espaço limpo e organizado. Quer receba hóspedes num quarto privado ou numa casa inteira, experimente estas dicas dos anfitriões para organizar o seu espaço.

Tornar o seu espaço mais limpo do que nunca

"Acho que quanto menos desarrumação houver, mais limpo e arrumado será o espaço", diz Kath, anfitriã em Albany, Austrália. Os hóspedes preocupam-se muito com a limpeza. Segundo dados da Airbnb, um espaço sujo é um dos principais motivos para um comentário negativo.

"É importante reduzir a desarrumação e os objetos em superfícies planas", dizem os Superhosts Jay e Lynne em Blanco, Texas. "Isto torna a limpeza muito mais fácil, dá aos hóspedes espaço para colocarem as suas coisas e ajuda-os a não se esquecerem delas, pois conseguem vê-las quando derem uma vistoria final ao quarto, antes de partirem."

Deixar espaço para as coisas dos hóspedes

Os hóspedes precisam de espaços para colocar as roupas, artigos de higiene e outros itens pessoais. Para manter algumas gavetas e armários vazios, pode ter de deitar fora itens desnecessários. "Se não usei uma peça no último ano ou dois, é descartada", diz Sarah, anfitriã em Sayulita, México.

Poderá querer libertar ainda mais espaço, especialmente se receber hóspedes para estadias de longa duração, como Jessica, uma anfitriã em Seul, Coreia do Sul. "Tenho a certeza de que terão livros, recordações, fotografias de família e o seu próprio 'amontoado' de coisas que querem colocar na mesa de cabeceira, na secretária ou numa prateleira", diz ela.

Organizar as comodidades

Pense na melhor forma de exibir comodidades para os hóspedes poderem encontrá-las facilmente. Chantal, anfitriã em Yvignac-la-Tour, França, tem um armário dedicado aos hóspedes: "Tem de tudo, desde pequenas garrafas de água a papel higiénico, tudo organizado por prateleiras e categorias em cestos separados."

Quando tiver tudo organizado, lembre-se de fazer um inventário de lençóis e outros produtos e de doar ou descartar qualquer coisa que não esteja em excelentes condições.

Focar na cozinha e nas casas de banho

"Pessoalmente, não gosto quando parece que tudo na cozinha do espaço é de uma feira barata ou são coisas que foram descartadas de outro lugar", diz Alexandra, anfitriã em Lincoln, Califórnia.

Disponibilize o que os hóspedes realmente precisam na cozinha e nas casas de banho e remova o resto. A maioria irá apreciar coisas como um saca-rolhas e um condicionador de cabelo, mas não irão precisar de três tipos de cada.

Deitar fora as sobras

Pode parecer menos dispendioso poupar produtos que os hóspedes anteriores deixaram para os futuros hóspedes, mas não é boa ideia. Michelle, anfitriã em Chicago, só mantém alimentos e bebidas "selados como comprados originalmente", como "água engarrafada, refrigerantes e condimentos de utilização única".

Encontrar o equilíbrio

"Tudo na divisão deve ter um propósito", diz Kelly, anfitriã em Austin, Texas. "Isto não significa que a divisão não deva ser elegante ou ter uma sensação agradável, calorosa e aconchegante."

O equilíbrio certo entre funcional e aconchegante irá variar de espaço para espaço, mas aqui estão algumas dicas básicas a considerar:

  • Não seja demasiado pessoal. Mantenha as zonas para hóspedes livres de coisas como fotos de família, desenhos das crianças, roupas e sapatos.
  • Um pouco de charme será bem-vindo. Uma obra de arte local emoldurada, uma peça peculiar de mobiliário ou um espelho único podem fazer com que o seu espaço se destaque.
  • Acrescente alguma decoração. Itens como plantas e almofadas podem dar ao seu espaço uma sensação aconchegante, desde que sejam usadas com moderação e dispostas intencionalmente.
Airbnb
10 de fev. de 2020
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