As dicas de um anfitrião em destaque para conseguir avaliações de 5 estrelas

Autenticidade e interação são a chave para receber boas avaliações.
Por Airbnb em 12 de set. de 2018
Leitura de 5 minutos
Atualizado em 27 de ago. de 2021

Destaques

  • Ao lançar sua experiência, considere adicionar o maior número possível de datas ao seu calendário

  • É importante fazer com que os hóspedes se sintam seguros, confortáveis e acolhidos

  • Depois da experiência, entre em contato com os hóspedes e peça para eles deixarem uma avaliação

  • Tente manter as coisas leves e divertidas, e tente não se preocupar com coisas pequenas

Recentemente, conversamos com Ruthy, anfitriã de Os melhores sabores de Lisboa, para conversar sobre o lançamento e a execução de uma experiência gastronômica com mais de 3 mil avaliações. Junto com Rita, sua coanfitriã, Ruthy hospeda 2 experiências, 6 dias por semana, e diz que só para de pensar em seus negócios quando deita a cabeça no travesseiro à noite. Seu objetivo é ajudar a tornar Portugal conhecida por sua cozinha deliciosa e bebidas únicas, além de mostrar aos viajantes um lado autêntico de Lisboa que eles talvez não conseguissem descobrir sozinhos.

Como Ruthy recebeu milhares de hóspedes e inspirou tantas avaliações maravilhosas? Continue lendo para saber mais sobre o que a torna uma anfitriã de sucesso.

Como você se sentiu ao lançar sua experiência? Você parece ser uma anfitriã nata. Já ficou nervosa alguma vez?

Sim! Ficava muito nervosa imaginando o que os hóspedes esperariam de mim e da experiência. Tento me mostrar sempre tranquila e tratar meus hóspedes como amigos. Adoro conhecer novas pessoas, por isso procuro ver as experiências como uma forma de fazer novos amigos.

O que ajudou você a lançar sua experiência e conseguir seus primeiros hóspedes?

Quando comecei, tinha datas disponíveis todos os dias. Mesmo que fossem apenas um ou dois participantes em algumas dessas experiências, valeu a pena para mim no início receber minhas primeiras avaliações.

Eu recomendo aos novos anfitriões que abram o máximo de datas possível logo no início, para tentarem conquistar as primeiras avaliações. Você pode não abrir datas em todos os dias, mas faça o que puder. Mesmo que sejam só um ou dois participantes, eles podem se transformar em suas primeiras avaliações.

Você já ofereceu sua experiência a milhares de hóspedes. De onde vêm suas reservas?

A maioria das minhas reservas vem diretamente do Airbnb, mas o boca a boca tem sido uma boa fonte de hóspedes também. Recentemente, alguns hóspedes me disseram que estavam conversando sobre sua viagem a Lisboa em um café, e um casal na fila ao lado lhes interrompeu e disse que eles tinham que participar da minha experiência.

Ter muitas avaliações definitivamente ajuda, mas acho que a qualidade dessas avaliações também é muito importante.

Você faz alguma coisa em particular para que seus hóspedes deixem avaliações de alta qualidade?

No final da minha experiência, tiro uma foto do grupo e, depois da experiência, envio-a para meus hóspedes através de uma mensagem do Airbnb e peço para que eles deixem uma avaliação caso tenham se divertido.

Parece que seus hóspedes estão deixando ótimas avaliações porque se divertem muito com você. Você tem conselhos para novos anfitriões sobre como garantir que os hóspedes se divirtam?

O melhor conselho que recebi foi de um amigo meu. No início, ele me disse: “Você pode se esgotar hospedando todos os dias a mesma experiência, explicando as mesmas coisas. Lembre-se que, mesmo que esta seja a centésima vez que você está fazendo isso, será a primeira vez dos hóspedes.”

Isso me marcou. Antes de cada experiência, eu paro um pouco e penso comigo mesma: “Esta é a primeira vez para esses hóspedes”. Tento me colocar no lugar deles. Assim, vejo minha experiência através dos seus olhos. Como anfitriã, não posso simplesmente ter um dia ruim –– ou não posso deixar os hóspedes perceberem que estou em um dia ruim ou que estou estressada.

A boa notícia é que os hóspedes estão em um bom espaço e geralmente estão felizes e receptivos. Muitas vezes eles estão de férias, então se eu ficar alegre e tratá-los como amigos, nós vamos nos divertir.

Acho também que a maioria dos hóspedes confia na marca Airbnb, por isso eles se sentem seguros quando vêm para a experiência. Eles podem confiar nessa experiência e em mim como anfitriã, e sabem que, se algo der errado, podem entrar em contato com o Airbnb para conseguir ajuda.

Mas e aqueles dias que são desafiadores? São dias necessários.

Sim. Como na semana passada, que fez 44°C (ou 114°F) à sombra em Lisboa, ou às vezes chove e todos nós ficamos encharcados –– mas, se eu não me importar muito com isso, os hóspedes ficam felizes. No calor, eu me certifico de servir muita água aos hóspedes em cada parada. Quando chove, eu só mantenho o astral leve e divertido e tenho em mente que, se eu não me importar muito, os hóspedes também não se importarão. Basta seguir em frente, manter o bom humor e rir disso!

Como você faz seus hóspedes se conectarem uns com os outros?

Eu faço perguntas muito básicas no início, para saber de onde eles estão vindo e quanto tempo eles ficarão em Lisboa. Se alguns hóspedes são tímidos e não conversam, dedico um pouco mais de tempo para deixá-los confortáveis e faço perguntas sobre seu trabalho ou hobbies. Tento passar um tempo conhecendo cada hóspede, e me interesso de verdade em conhecer novas pessoas e descobrir mais sobre elas. Muitas vezes, quando estou fazendo perguntas sobre eles, outro hóspede pode ouvir que eles gostam de pintar e se juntam à conversa.

Eu tento manter o astral leve e divertido. Se eu perceber que a conversa pode começar a se mover em direção à política, eu informo aos hóspedes que há alguns tópicos que são proibidos. Eu tento fazer isso de um jeito leve e depois mudo o assunto da conversa.

Agora você guia sua experiência quase todos os dias. Tem algum conselho para anfitriões que também podem querer hospedar com essa frequência?

Dá muito trabalho. Eu amo isso, e conheço pessoas novas todos os dias. No entanto, eu também estou sempre pensando sobre o negócio –– até a hora em que me deito para dormir. É ótimo ser minha própria chefe, mas trabalhei muito nisso.

Quais são suas próximas aventuras? Qual é o futuro que você vê para suas experiências gastronômicas nos próximos anos?

Quero lançar uma segunda experiência gastronômica em outro bairro. Eu costumava hospedar uma experiência em uma área turística de Lisboa e não era tão popular, por isso estou procurando outra área que tenha um monte de restaurantes autênticos, para que eu possa mostrar aos meus hóspedes como Portugal realmente é.

O que o Airbnb pode fazer para ajudar você a ser uma anfitriã ainda melhor?

A única coisa que eu realmente queria era poder mudar o número de hóspedes em uma experiência. Um restaurante pode me ligar e dizer que, em uma determinada data, só pode receber uma certa quantidade de hóspedes. Acessei o aplicativo do Airbnb recentemente e percebi que agora eu posso limitar o número de hóspedes em uma única sessão da experiência!

Mas o restante tem sido muito fácil de usar até agora, e adoro ver essas atualizações à medida em que as experiências no Airbnb se expandem!

Destaques

  • Ao lançar sua experiência, considere adicionar o maior número possível de datas ao seu calendário

  • É importante fazer com que os hóspedes se sintam seguros, confortáveis e acolhidos

  • Depois da experiência, entre em contato com os hóspedes e peça para eles deixarem uma avaliação

  • Tente manter as coisas leves e divertidas, e tente não se preocupar com coisas pequenas

Airbnb
12 de set. de 2018
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